segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Em primeiro pronunciamento, Dilma reafirma compromissos assumidos na campanha

31/10/2010 às 22:08


Eleita presente do Brasil neste domingo, 31, Dilma Rousseff (PT) fez seu primeiro pronunciamento no Hotel Naoum em Brasília (DF). Em 25 minutos de discurso, Dilma, acompanhada pelo vice-presidente eleito Michel Temer (PMDB), pelo presidente do PT, José Eduardo Dutra e outros aliados, reafirmou compromissos assumidos durante campanha presidencial e se emocionou ao fazer um agradecimento especial ao presidente Lula (clique aqui e confira os números detalhados da apuração dos votos). 

Logo no começo da fala, Dilma, primeira mulher a se tornar Presidente da República no País, chegou a embargar um pouco a voz ao dizer que seu primeiro compromisso enquanto eleita é honrar as mulheres brasileiras. A petista afirmou que irá trabalhar para que o evento inédito e histórico que foi sua eleição torne-se natural. 

“A igualdade de oportunidades para homens e mulheres é um principio essencial da democracia. Gostaria muito que os pais e mães de meninas olhassem hoje nos olhos delas, e lhes dissessem: Sim, a mulher pode!”, ressaltou, para o aplauso dos que acompanhavam o pronunciamento.
http://www.atarde.com.br/arquivos/2010/10/203009.jpg

Dilma continuou enumerando outros compromissos de campanha, como a erradicação da miséria. “A erradicação da miséria nos próximos anos é, sim, uma meta que assumo, mas para a qual peço humildemente o apoio de todos que possam ajudar o país no trabalho de superar esse abismo que ainda nos separa de ser uma nação desenvolvida”, disse.

Em seguida, reconheceu a dificuldade que terá, enquanto presidente, para qualificar o desenvolvimento econômico brasileiro. “No curto prazo, não contaremos com a pujança das economias desenvolvidas para impulsionar nosso crescimento. Por isso, se tornam ainda mais importantes nossas próprias políticas, nosso próprio mercado, nossa própria poupança e nossas próprias decisões econômicas”, defendeu.

A petista ainda defendeu a reforma política, comentou o modelo de partilha do pré-sal e, por duas vezes, ressaltou que, no seu governo, zelará pela ampla liberdade de imprensa. “Disse e repito que prefiro o barulho da imprensa livre ao silencio das ditaduras. As criticas do jornalismo livre ajudam o pais e são essenciais aos governos democráticos, apontando erros e trazendo o necessário contraditório”, afirmou, após dizer que ficou triste com “algumas das coisas difundidas”.

Lula – Dilma deixou para fazer agradecimentos no final da sua fala. Primeiro, agradeceu ao povo brasileiro e depois aos outros candidatos, lideranças partidárias e até mesmo à imprensa brasileira e estrangeira. Em seguida, emocionada, agradeceu especialmente ao presidente Lula — maior responsável por sua vitória nas urnas. 

“Conviver durante todos estes anos com ele me deu a exata dimensão do governante justo e do líder apaixonado por seu país e por sua gente. A alegria que sinto pela minha vitória se mistura com a emoção da sua despedida. (…) Baterei muito à sua porta e tenho certeza que a encontrarei sempre aberta”, disse Dilma.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Tema de briga na campanha eleitoral brasileira, privatização já é um assunto superado nos países desenvolvidos

Beatriz Ferrari - Revista Veja
 
Debate sobre efeitos da política ganhou força no 2º turno. Para especialistas, porém, ciclo de venda de estatais já acabou - e seus benefícios são claros  





“Essa discussão no Brasil me chama a atenção porque é um tema velho e superado. As privatizações trouxeram resultados positivos. Isso está muito claro, já foi provado”

Alberto Chong, economista do BID



Tema pouco presente na academia – tanto brasileira como internacional – nos últimos cinco anos, a discussão sobre privatizações voltou com toda força neste segundo turno da campanha política. A candidata Dilma Rousseff (PT), apostando em uma estratégia já adotada em 2006, retoma o ataque ao governo FHC, reacendendo o debate sobre os efeitos da política, utilizada em grande escala nas décadas de 80 e 90 por diversos governos em todo o mundo.

Popularizada na gestão de Margaret Thatcher, na Inglaterra dos anos 80, a política de privatização – rótulo adotado pela ex-primeira-ministra britânica para substituir o termo “desnacionalização” – alastrou-se rapidamente por governos de mais de cem países, seduzidos pelas receitas geradas com as vendas das estatais. No Reino Unido, a privatização se transformou em política econômica após a bem sucedida oferta pública de ações da companhia estatal de telecomunicações British Telecom, em 1984. Uma série de privatizações foi realizada no país no período, reduzindo o papel das estatais na economia, que era de mais de 10% do produto interno bruto (PIB) em 1979, a quase nada em 1997, quando o Partido Conservador deixou o poder.

Em busca de eficiência e introdução de competição no mercado, os países industrializados seguiram o sucesso do programa britânico de privatização, embora em velocidades variadas. Na Europa, França, Itália e Espanha lançaram grandes programas de vendas de estatais durante os anos 90. A Alemanha foi pioneira, e iniciou sua política de “desnacionalização” em 1961, antes mesmo da Inglaterra. A Volkswagen foi uma das primeiras a serem ofertadas publicamente.

A crise de 1929 e a II Guerra Mundial incentivaram governos do mundo todo a ter um papel mais ativo na economia. O estado empresário era percebido como necessário para promover o crescimento. Antes da era Thatcher, o consenso era de que os governos deveriam ser proprietários dos serviços de telecomunicações, correios, eletricidade, gás, linhas aéreas e estradas. Em alguns países, a indústria de ferro e da defesa era controlada pelo estado e bancos estatais eram monopolistas ou tinham posições protegidas. Décadas depois, tentando se livrar de algumas ineficientes e custosas estatais, governos do mundo todo abraçaram a medida neoliberal, inclusive a China, com sua abertura comercial nos anos 70, e os países da ex-União Soviética, após a derrocada do modelo comunista.

América Latina - O vanguardista Chile foi o primeiro do continente a adotar de forma sistemática a venda de suas estatais. O caso da telefonia é o mais notável. No início da década de 80, as estatais CTC e Entel controlavam o serviço de telefonia no país. Com poucos investimentos e pouca oferta de linhas, a lista de espera por um telefone era grande. Após a privatização dos serviços, uma rápida expansão dos investimentos resolveu em menos de uma década o problema das filas de espera e introduziu concorrência a um mercado antes excessivamente concentrado. “O estado tirava o dinheiro da telefonia e usava para outras coisas. E por ser populista não subia os preços, então não tinha dinheiro para fazer investimentos”, explica Ronald Fischer, professor da Universidade do Chile e pesquisador do tema.

No Brasil, as privatizações foram iniciadas no governo Fernando Collor e aceleradas durante a gestão FHC. Assim como no Chile, os benefícios mais notáveis foram sentidos na telefonia. Antes da privatização do sistema Telebrás, em 1998, pagava-se de 970 reais (preço oficial) até 9.000 reais (mercado paralelo) por uma linha telefônica e esperava-se cerca de três anos para a instalação. Hoje, a linha não custa nada e a instalação demora sete dias úteis.

O economista Alberto Chong, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e co-autor do artigo “A verdade sobre a privatização na América Latina”, avalia que, atualmente, só se fala em privatizações em países do leste europeu e da África. “Na América Latina, o ciclo acabou, na maioria das empresas que precisavam ser privatizadas isso já ocorreu”, conclui. “Essa discussão no Brasil me chama a atenção porque é um tema velho e superado. As privatizações trouxeram resultados positivos. Isso está muito claro, já foi provado”, afirma.

Roberto Macedo, economista que estudou há cinco anos os resultados da venda das estatais no Brasil, faz coro à avaliação de Chong e afirma que, se sua pesquisa fosse realizada hoje, os benefícios seriam ainda mais evidentes. “O debate está muito centrado na questão da propriedade estatal, mas deveria estar centrado na gestão das empresas”, avalia. “Não tenho preconceito ideológico quanto ao papel do estado na economia. Mas sou pragmático. Se o modelo funcionou, por que criticar?”

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Instituto de Criminalística constatou “artificialismo gráfico” na declaração de Tiririca

O laudo questiona o documento em que o candidato afirma saber ler e escrever. O Ministério Público reapresentou a denúncia


Victor Ferreira - Revista Época

O Ministério Público Eleitoral (MPE) reapresentou na Justiça a denúncia de falsificação contra o candidato a deputado federal Tiririca (PR). O promotor Maurício Antonio Ribeiro Lopes se baseia em laudo do Instituto de Criminalística expedido nesta tarde. O estudo aponta “artificialismo gráfico” na declaração apresentada pelo candidato ao Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TER-SP) afirmando que sabe ler e escrever. Na ausência de um comprovante de escolaridade, como é o caso de Tiririca, o candidato deve apresentar uma declaração de próprio punho dizendo que sabe ler e escrever.

O juiz da 1ª Zona Eleitoral, Aloísio Sérgio Silveira, já havia recusado a denúncia contra Tiririca por falsificação do documento. No entanto, a perita criminal Gláucia Tacla constatou que o autor da declaração possui uma habilidade gráfica maior do que a apresentada no documento. Para o promotor Ribeiro Lopes, uma pessoa bem instruída escreveu a declaração tentando imitar uma letra menos desenvolta, para se passar pelo candidato. “Para mim está claro que Tiririca é analfabeto e alguém escreveu a declaração para ele”, diz.

Os indícios de que o candidato seja analfabeto foram revelados por ÉPOCA no último sábado. O humorista Ciro Botelho, que escreveu um livro assinado por Tiririca, disse à reportagem que o candidato não sabe ler nem escrever. ÉPOCA mostrou ainda situações em que Tiririca ficou nervoso quando lhe foi pedido para ler algum texto. De acordo com as pesquisas, o palhaço Tiririca poderá ser o deputado mais votado do país e ajudar a eleger mais quatro ou cinco candidatos de sua coligação, formada por PT, PR, PC do B, PRB e PT do B.

Segundo Turno – Eleições para Presidente da República 2010

3, outubro, 2010
Agora é oficial. Depois de uma disputa bastante acirrada se haveria ou não o segundo turno nestas eleições, finalmente já podemos oficializar o segundo turno entre Dilma Rousseff e José Serra.
Até o presente momento (com pouco mais de 95% dos votos apurados), Dilma está com 46,43% dos votos, contra 32,83% para José Serra. A candidata do PV, Marina Silva está com 19,60% dos votos.
Com estes resultados está matematicamente garantido o 2º Turno.
Agora, a partir do dia 05 até o dia 29 de outubro, os candidatos poderão retornar a fazer campanha, distribuir materiais de campanha, realizar comícios e carreatas.

Eleições para governador 2010 – BA, SE, PE, PB, RN, CE, PI e AL

3, outubro, 2010

No Nordeste, o Maranhão está indefinido. Com 98,85% das seções apuradas, Roseana Sarney está com 49,98% dos votos e Flávio Dino, do PC do B, com 29,54%. Nos demais estados, já sabemos os resultados do 1º turno. Em Alagoas, já se sabe que haverá segundo turno. Teotonio Vilela, do PSDB, vai para o segundo turno contra Ronaldo Lessa (PDT) ou Collor (PTB).
Na Bahia, Jaques Wagner, do PT, é o governador reeleito, com 63,86% dos votos. Paulo Souto do DEM teve 16,09%, enquanto Geddel Vieira Lima teve 15,42%. Resultados com 95,93% das seções apuradas.
No Sergipe, Deda, do PT, foi eleito governador no 1º turno, com 52,08% dos votos. João Alves, do DEM, teve 45,2%. Demais candidatos tiveram menos de 1% cada. Resultados com 99,98% dos votos apurados.
Em Pernambuco, Eduardo Campos do PSB teve 82,81% dos votos e é governador no 1º turno. Jarbas, do PMDB, veio em segundo com 14,08% e Sérgio Xavier, do PV, teve 2,08%.
Na Paraíba, Coutinho (PSB) e Zé Maranhão (PMDB) farão o segundo turno. Eles tiveram 49,74% e 49,3% respectivamente. Os demais candidatos tiveram menos de 1% dos votos válidos cada.
No Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, do DEM, é governadora no 1º turno, com 52,47% dos votos válidos. Iberê, do PSB ficou em segundo, com 36,19%; Carlos Eduardo, do PDT, obteve 10,41% dos votos. Resultado com 99,32% das seções apuradas.
No Ceará, Cid Gomes é o governador reeleito, com 61,28% dos votos. Marcos Cals, do PSDB, teve 19,51% e Lucio Alcantara, do PR, 16,43%. Resultado com 99,38% das seções apuradas.
No Piauí, haverá segundo turno entre Wilson Martins, do PSB (46,33%) e Silvio Mendes, do PSDB (30,22%). João Vicente, do PTB, veio em terceiro, com 21,42%.

Resultado das Eleições 2010 – Presidente, Senador, Deputado, Governador

3, outubro, 2010
Com 95,44% das urnas apuradas no Brasil todo, já é certo que haverá segundo turno nas Eleições para Presidente.
Dilma Roussef, do PT, e José Serra, do PSDB, se enfrentarão no segundo turno. Dilma tem, no momento, 46,41% dos votos, enquanto Serra tem 32,86%. Marina Silva, do PV, fica fora do segundo turno, mas obteve uma votação expressiva, com 19,64% dos votos até o momento. Votos estes que devem definir a eleição no segundo turno, já que todos os outros candidatos tiveram menos de 1% dos votos cada.
Para acompanhar a apuração dos votos em tempo real, inclusive para governador, senador, deputado federal e deputado estadual em cada uma das unidades da federação, acesse o endereço http://divulgacao.tse.gov.br/.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Mulher é assassinada dentro de casa em Brotas


Uma mulher foi assassinada na madrugada desta sexta-feira, 1º, dentro da própria casa, na rua Engenheiro José Anasoh, no bairro de Brotas. De acordo com informações da Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar (Centel), Rita de Cássia Santana de Almeida, de 47 anos, foi atingida por diversos tiros disparados por três homens ainda não identificados.
Ainda segundo a polícia, os três homens encapuzados invadiram a residência da vítima à procura do seu filho, de identidade não revelada, que é usuário de drogas e teria uma dívida com traficantes da região. Como não encontraram o rapaz, dispararam contra Rita de Cássia.
A polícia informou que quando os agentes chegaram ao local encontraram a vítima enrolada em um lençol, já sem vida, e constataram que nenhum objeto foi levado da residência. Policiais da 6ª Delegacia, em Brotas, estão à procura dos autores do homicídio.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Polícia Militar participa da Semana Nacional de Trânsito
Atividades lúdicas com brincadeiras, músicas e homenagens marcaram a abertura da Semana Nacional do Trânsito, nesta segunda- feira (20), no Pátio do Detran, na Av ACM. Com o tema “Use o cinto e a cadeirinha. Cuide bem de quem você ama”, o evento reuniu mais de 600 estudantes de escolas públicas e privadas. Também teve a participação especial do Grupo de Teatro da PM e do Esquadrão de Motociclistas Águia.
A Banda de Música Maestro Wanderley da Polícia Militar abriu o evento com o Hino Nacional; em seguida, o diretor do Detran, Adriano Romariz, fez um alerta para as causas de acidentes de trânsito. Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de um milhão de pessoas morrem por ano nas ruas e rodovias por imprudências dos próprios condutores.
Atividades recreativas com jogos eletrônicos e uma pequena pista com sinalizações de trânsito despertaram a curiosidade das crianças, que aprenderam brincando noções sobre o trânsito. Com apenas 5 anos, Júlia Santa Rita e David Teixeira falaram sobre a experiência. “Aprendemos que todos os motoristas têm que usar o cinto de segurança e vou pedir ao meu pai para comprar minha cadeirinha”.
Como forma de reconhecer os serviços prestados pela Polícia Militar, o Detran convidou o Cordenador de Missões Especiais da PM, Coronel Alfredo de Castro, para receber a comenda “Amigo do Detran”, que foi entregue pelo Comandante Geral da PM, Coronel Mascarenhas.
No encerramento das apresentações, o público assistiu a nova performance do Grupo de Teatro da PM. O espetáculo fez uma sátira sobre o desrespeito às leis de trânsito praticada pela irresponsabilidade de alguns motoristas. Logo após, as canções de Magareth Menezes e Xangai animaram a platéia.

Alencar é transferido para unidade de terapia semi-intensiva do Sírio-Libanês

l
O vice-presidente da República, José Alencar, foi transferido na tarde deste sábado, 11, para a unidade de terapia semi-intensiva do Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista. Segundo boletim médico divulgado pela instituição, ele está disposto e responde bem ao tratamento.

Alencar foi internado ontem (10) na unidade de terapia intensiva (UTI) do hospital devido a um edema agudo no pulmão. Com a transferência, ele poderá a receber um número maior de visitas e terá um monitoramento menos constante por parte da equipe médica.
O vice-presidente, de 78 anos, luta há mais de dez anos contra um câncer. Ele já foi submetido a 15 cirurgias.
A previsão é que um novo boletim sobre o estado de saúde de Alencar seja divulgado amanhã (12) por volta das 14h

Lula diz que violência em favelas brasileiras é resultado de desprezo do Estado


Brasília - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ressaltou nesta segunda-feira, 30, que a situação de violência nas favelas brasileiras é fruto do desprezo do Estado brasileiro com as pessoas mais pobres. “Aquela favela, que inspirava enredo de escola de samba, foi virando um lugar violento e começou a aparecer apenas nas páginas policiais dos principais jornais brasileiros.”
Lula participou, no Morro Dona Marta, na zona sul da cidade do Rio, do lançamento  de um projeto de turismo que vai transformar comunidades pacificadas cariocas em pontos turísticos. Ele destacou que é possível ter paz quando o Estado cumpre sua função, oferecendo educação, saúde, cultura, lazer e segurança. Para Lula, criar oportunidades de estudo e trabalho é condição fundamental para que se possa “sonhar um dia” que a violência diminua no Brasil.
“Criar oportunidades para as pessoas trabalharem e estudarem é condição fundamental para que a gente possa sonhar um dia que a violência que possa ter em qualquer bairro do Brasil seja aquela violência normal, que acontece em todas as boas famílias do mundo, ou seja, as discussões caseiras e as discussões sobre futebol”, disse Lula.
O presidente também elogiou o modelo de policiamento comunitário adotado no Rio de Janeiro, as chamadas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), e disse que espera ver, em breve, o modelo implantado em todo o país.
“A polícia não é para vir de quando em quando dar uns tiros e voltar. A polícia tem que vir e aprender a viver com a comunidade. O que o governo do Rio de Janeiro está fazendo é mostrar que é possível fazer com que a polícia conviva com a comunidade, que seja tratada como se fosse da comunidade e que trate a comunidade com respeito e dignidade”, disse Lula.

Polícia Civil apresenta principais fornecedores de armas para favelas do Rio

POR LESLIE LEITÃO - O Dia

Rio - A Polícia Civil apresentou, nesta segunda-feira quatro homens apontados como os principais fornecedores de armas para a Favela da Rocinha. Os traficantes foram capturados na semana passada por agentes da Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (DRAE) quando negociavam a compra de uma nova remessa no Paraná, Região Sul do Brasil.

De acordo com o chefe de Polícia Civil, Allan Turnowski, a quadrilha fornceia oito fuzis e dez mil munições a cada 20 dias para os bandidos da Rocinha. A investigação durou cinco meses. No total, dez homens foram indiciados e seis já estão sob custódia - além dos quatro apresentados nesta segunda-feira, outros dois foram presos por policiais rodoviários federais no Paraná.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Igrejas pedem para fiéis não votarem em Dilma Rousseff

Igrejas católica e evangélicas estão orientando seus fiéis a não votarem na candidata petista. 
Veja carta da CNBB e mais abaixo vídeo da Igreja Batista. 


* CNBB pede que fiéis não votem em Dilma 

RIO - A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma carta na qual pede que os fiéis não votem na candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff.

Leia a carta na íntegra:

“Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.
Com esta frase Jesus definiu bem a autonomia e o respeito, que deve haver entre a política (César) e a religião (Deus). Por isto a Igreja não se posiciona nem faz campanha a favor de nenhum partido ou candidato, mas faz parte da sua missão zelar para que o que é de "Deus" não seja manipulado ou usurpado por "César" e vice-versa.

“Quando acontece essa usurpação ou manipulação é dever da Igreja intervir convidando a não votar em partido ou candidato que torne perigosa a liberdade religiosa e de consciência ou desrespeito à vida humana e aos valores da família, pois tudo isso é de Deus e não de César. Vice-versa extrapola da missão da Igreja querer dominar ou substituir-se ao estado, pois neste caso ela estaria usurpando o que é de César e não de Deus.
...

“Na atual conjuntura política o Partido dos Trabalhadores (PT) através de seu IIIº e IVº Congressos Nacionais (2007 e 2010 respectivamente), ratificando o 3º Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH3) através da punição dos deputados Luiz Bassuma e Henrique Afonso, por serem defensores da vida, se posicionou pública e abertamente a favor da legalização do aborto, contra os valores da família e contra a liberdade de consciência.

“Na condição de Bispo Diocesano, como responsável pela defesa da fé, da moral e dos princípios fundamentais da lei natural que - por serem naturais procedem do próprio Deus e por isso atingem a todos os homens -, denunciamos e condenamos como contrárias às leis de Deus todas as formas de atentado contra a vida, dom de Deus,como o suicídio, o homicídio assim como o aborto pelo qual, criminosa e covardemente, tira-se a vida de um ser humano, completamente incapaz de se defender. A liberação do aborto que vem sendo discutida e aprovada por alguns políticos não pode ser aceita por quem se diz cristão ou católico. Já afirmamos muitas vezes e agora repetimos: não temos partido político, mas não podemos deixar de condenar a legalização do aborto. (confira-se Ex. 20,13; Mt 5,21).

“Isto posto, recomendamos a todos verdadeiros cristãos e verdadeiros católicos a que não dêem seu voto à Senhora Dilma Rousseff e demais candidatos que aprovam tais "liberações", independentemente do partido a que pertençam.
..

Dom Luiz Gonzaga Bergonzini"

Vamos rir enquanto o país vai para o buraco...

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Para atender a todos os policiais civis e militares e bombeiros do Rio, o Ministério da Justiça fez alterações no programa Bolsa Olímpica, que agora é chamado de Bolsa Formação - Módulo Olimpíada. Uma das mudanças foi a redução do valor da gratificação. Inicialmente, ela seria de R$ 1.200,00, mas foi alterada para R$ 443,00 agora, passando para R$ 800,00 e para R$ 900,00 em junho de 2011. A última quantia deve permanecer até 2016, quando acontecerão os Jogos Olímpicos.

Com essa alteração será possível contemplar todos os servidores da Segurança que fizerem os cursos oferecidos pelo governo federal, e não apenas os agentes que participarem diretamente do policiamento do evento esportivo, como estava previsto na época do anúncio do programa.

Essa possibilidade havia causado polêmica entre policiais, especialmente os militares, onde a gratificação apenas para alguns poderia fazer com que subordinados ganhassem mais do que superiores. Também foi derrubado o teto salarial de R$ 3.200,00 para o pagamento das gratificações.

INSCRIÇÕES

Essa deve ser a última leva de cursos deste ano. Durante as negociações, ficou acordado que o governo do estado manterá o valor pago a título de gratificação depois dos Jogos Olímpicos de 2016.

Dilma 1,99 Rousseff

“Depois de falir como comerciante, Dilma Rousseff voltou correndo para o aparelho estatal. A loja de produtos panamenhos e chineses foi expurgada de sua biografia oficial. O fracasso revela a verdadeira natureza de Dilma Rousseff: ela só existe como acessório do PT”

Dilma Rousseff teve uma loja de produtos importados. O empreendimento durou menos de um ano e meio. Se Dilma Rousseff mostrar como presidente da República o mesmo talento que mostrou como empresária, o Brasil já pode ir fechando as portas.

Dilma Rousseff era uma apaniguada do PDT. Quando saiu do PDT, ela virou uma apaniguada do PT. Desde seu primeiro trabalho, trinta anos atrás, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Dilma Rousseff sempre foi assalariada do setor estatal. E no setor estatal ela sempre foi apadrinhada por alguém. O PT loteou o estado. Nesse ponto, Dilma Rousseff é a mais petista dos petistas. Porque durante sua carreira todos os cargos que ela ocupou foram indicados por alguma autoridade partidária. Dilma Rousseff é o Agaciel Maia dos Pampas. Ambos pertencem à mesma categoria profissional. Tiveram até cargos análogos. Agaciel Maia, apaniguado de José Sarney, foi nomeado diretor-geral do Senado.

Dilma Rousseff, apaniguada de Carlos Araújo, foi nomeada diretora-geral da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Além de ser um dos mandatários da esquerda gaúcha, Carlos Araújo era também o marido de Dilma Rousseff, garantindo esse gostinho pitoresco de Velha República cartorial e nepotista.

A loja de produtos importados de Dilma Rousseff foi inaugurada em 1995. Fechou quinze meses depois. Foi o primeiro e último trabalho que ela teve fora do sistema de loteamento partidário. Deu errado. Carlos Araújo, seu financiador, acabou perdendo dinheiro. O dono de uma tabacaria localizada perto da loja de Dilma Rousseff contou o seguinte à Folha de S.Paulo: “A gente esperava uma loja com artigos diferenciados, mas quando ela abriu era tipo R$ 1,99”. A especialidade de Dilma Rousseff eram os brinquedos chineses importados da Zona Franca de Colón, no Panamá. Em particular, os bonecos dos “Cavaleiros do Zodíaco”, escolhidos pessoalmente por ela. O Brasil de Dilma Rousseff será assim: um entreposto de muambeiros panamenhos inteiramente tomado pela pirataria chinesa. É o Brasil a R$ 1,99. Dilma Rousseff, com seu mestrado galáctico, será nossa Saori Kido, a Deusa da Sabedoria dos “Cavaleiros do Zodíaco”. José Dirceu, com sua armadura vermelha, será nosso Dócrates mensaleiro.

Depois de falir como comerciante, Dilma Rousseff voltou correndo para o aparelho estatal, onde ninguém perde dinheiro e o único cliente é o partido. A loja de produtos panamenhos e chineses foi convenientemente expurgada de sua biografia oficial. O fracasso do empreendimento, porém, revela a verdadeira natureza de Dilma Rousseff: ela só existe como um acessório do PT, exatamente como os sabotadores da Receita Federal que violaram o imposto de renda da filha de José Serra e fraudaram seus documentos. O Brasil está à venda por R$ 1,99. Ou fechamos as portas de Dilma Rousseff, ou ela fechará as nossas portas.

RedeTV! transmite debate com presidenciáveis

Neste domingo, dia 12, a partir das 9h da noite ao vivo. Vamos colocar a PEC 300 na pauta:

Os candidatos à presidência da República José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff irão se encontrar neste domingo, dia 12, pela primeira vez desde que foi feita a divulgação sobre a quebra do sigilo fiscal na Receita da filha do candidato tucano, Verônica Serra. O encontro irá acontecer durante debate que será transmitido ao vivo para todo o País pela RedeTV! direto de seus estúdios em Osasco, a partir de 21h, em parceria com o jornal Folha de S. Paulo. Os candidatos Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) também confirmaram presença no debate que terá mediação do jornalista Kennedy Alencar, apresentador do programa "É Notícia", da RedeTV!, e repórter especial da Folha de S.Paulo.

Os quatro postulantes à presidência foram convidados para o debate RedeTV!/Folha a partir da Legislação Eleitoral que prevê a participação em debates promovidos por emissoras de rádio e televisão dos candidatos de partidos políticos que tenham obtido representação legal validada pela Câmara na eleição similar anterior realizada no ano de 2006.

O debate terá também a participação das jornalistas Patrícia Zorzan, repórter especial do departamento de jornalismo da RedeTV!, e Renata Lo Prete, editora da coluna "Painel" da Folha, que farão perguntas aos candidatos durante dois blocos do programa. Nos outros três blocos, os candidatos terão confronto direto entre si quando abordarão temas ligados à saúde, educação, segurança, economia etc Ao todo, o debate promovido em parceria pela RedeTV! / Folha terá um total de cinco blocos. O programa terá início às 21h e terminará às 22h30 - com transmissão simultânea pelo portal da emissora, o RedeTVi, e pelo UOL (Universo OnLine), portal do Grupo Folha.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

PF prende governador do Amapá e mais 17 por desvio de recursos públicos

A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira o governador do Amapá e candidato à reeleição, Pedro Paulo Dias (PP), e mais 17 pessoas acusadas de desviar recursos públicos do Estado e da União. Entre os presos também está o ex-governador Waldez Góes (PDT), candidato ao Senado. Eles foram levados para o quartel do Exército, em Macapá.

A operação, batizada de Mãos Limpas, cumpriu 18 mandados de prisão temporária, 87 mandados de condução coercitiva e 94 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça). O caso foi revelado pela Folha.

Segundo a PF, a organização criminosa é composta por servidores públicos, agentes políticos e empresários. As investigações iniciaram-se em agosto de 2009 e o esquema desviou recursos estimados em mais de R$ 300 milhões.

 O governador do Amapá, Pedro Paulo Dias (PP), e o ex-governador Waldez Góes (PDT) foram presos pela PF

As apurações, de acordo com a PF, revelaram indícios de um esquema de desvio de recursos da União que eram repassados à Secretaria de Educação do Estado do Amapá, provenientes do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) e do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental).

Durante as investigações, foi constatado que a maioria dos contratos administrativos firmados pela Secretaria de Educação não respeitavam as formalidades legais e beneficiavam empresas previamente selecionadas. Apenas uma empresa de segurança e vigilância privada manteve contrato emergencial por três anos com a Secretaria de Educação, com fatura mensal superior a R$ 2,5 milhões, e com evidências de que parte do valor retornava, sob forma de propina, aos envolvidos.

Durante as investigações, constatou-se que o mesmo esquema era aplicado em outros órgãos públicos. Segundo a PF, foram identificados desvios de recursos no Tribunal de Contas do Estado do Amapá, na Assembleia Legislativa, na Prefeitura de Macapá, nas Secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública, de Saúde, de Inclusão e Mobilização Social, de Desporto e Lazer e no Instituto de Administração Penitenciária.

Além do Estado do Amapá, os mandados estão sendo cumpridos no Pará, Paraíba e São Paulo. Participam da ação 60 servidores da Receita Federal e 30 da Controladoria Geral da União.

Os envolvidos estão sendo investigados pelas práticas de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, advocacia administrativa, ocultação de bens e valores, lavagem de dinheiro, fraude em licitações, tráfico de influência e formação de quadrilha.
Polícia Militar erradica roças de maconha em Curaçá
Três pessoas presas em flagrante e duas roças de maconha erradicadas, além da apreensão de 20 quilos da droga (pronta para o consumo), duas armas de fabricação caseira e uma balança de precisão. Tudo resultado de uma operação da 45ª Companhia Independente de Polícia Militar realizada na madrugada do dia 9, em Curaçá.
Os acusados, assim como o material apreendido e amostras do plantio, forão encaminhados para a delegacia local, para lavratura do flagrante.
Polícia Militar brilha no desfile do 7 de Setembro
Uma multidão compareceu na manhã desta terça-feira (7), na Avenida 7 de Setembro, Campo Grande, para prestigiar o desfile cívico-militar em comemoração a Independência do Brasil. Com o maior efetivo do desfile, a Polícia Militar desfilou com 1.200 policiais militares, tendo como destaque os 20 anos de ingresso do segmento feminino na Corporação.
Integrante da primeira turma de policiais femininas, a Sargento Geane Gomes disse que esses 20 anos na Corporação envolvem uma mistura de sentimentos que se resumem numa só palavra: conquista. "Hoje, somos mais de 3 mil mulheres ajudando a construir a Policia Militar do futuro”.
O início do desfile da PM foi marcado pelas crianças da Creche Maria das Graças; em seguida, uma pluralidade de ações e especialidades arrancaram aplausos com a performance dos Colégios da Polícia Militar, do Batalhão de Choque, do Grupamento Aéreo (com sobrevôos do helicóptero), do Corpo de Bombeiros, dos Motociclistas do Esquadrão Águia (com a pirâmide humana do Grupo GARRA) e do Esquadrão de Polícia Montada.
Desenvolvido pelo Batalhão de Polícia Rodoviária, o grupamento de Patrulheiros Rodoviários Mirins e o Grupamento de Policiais Militares Veteranos, composto por militares da reserva, também fizeram parte da festa.
Para o Comandante Geral da PM, Coronel Nilton Mascarenhas, a data representa um momento histórico de cidadania e respeito aos valores sociais: “Neste 7 de Setembro, a Polícia Militar mostra seu patriotismo e suas atividades para que o cidadão conheça e confie nos serviços prestados”, ressaltou.
Além dos militares que integraram o desfile, outros 1.331 estavam presentes em todo o itinerário, garantindo a segurança dos baianos e turistas que foram assistir ao evento.

domingo, 5 de setembro de 2010

Praias sem barracas e com novos riscos requerem cuidado

Marco Aurélio Martins/Agência A TARDE
Banhistas entre entulhos na Praia do Flamengo
Banhistas entre entulhos na Praia do Flamengo
Erik Salles/Agência A TARDE
Caio mostra o local onde seu pai levou um choque
Caio mostra o local onde seu pai levou um choque
Os banhistas que foram às praias nestes domingo, 5, enfrentaram problemas que servem de alerta para quem pretende passar o resto do feriadão na orla de Salvador.
O juiz corregedor do Tribunal de Justiça da Bahia, João Batista Alcântara, levou um choque na fiação subterrânea de uma das estruturas demolidas e sua cadela labrador morreu eletrocutada. Ele acionará a prefeitura por “omissão do cumprimento do dever legal no espaço público”.
Já Vanessa Silva e seu amigo Daniel, ambos de 15 anos, só não morreram afogados na Praia de Jaguaribe porque foram resgatados por um ex-barraqueiro. Os salva-vidas municipais que cobrem a área estão em greve.
Buracos abertos com as demolições e o entulho deixado nos locais também são ameaças. Os vendedores que se aventuram nas areias se queixam de prejuízo com a redução do movimento.
A TARDE tentou contato, neste domingo, à noite, com o titular da Sucom, Cláudio Silva, e com o secretário de Comunicação da prefeitura, André Curvello, mas eles não atenderam às ligações.
PM RECEBE 97 NOVAS VIATURAS
Com o objetivo de reforçar o policiamento em todo o Estado, foram entregues 145 viaturas às Polícias Militar, Civil e Técnica, nesta quinta-feira (2). A solenidade foi realizada na Secretária de Segurança Pública no Centro Administrativo da Bahia e contou com as presenças do Dr. César Nunes, Secretário de Segurança Pública; Robson Almeida, Secretário de Comunicação; Coronel Nilton Mascarenhas, Comandante Geral da PMBA e Dr. Joselito Bispo, Delegado - Geral.
A entrega das viaturas e armamento, itens prioritários para a aplicação do Plano de Proteção ao Cidadão, soma-se as 1.120 viaturas já entregues para as Polícias Militar, Civil e Técnica, neste ano de 2010.
Durante a solenidade a PM recebeu 97 viaturas, 500 pistolas .40 e 50 submetralhadoras. Para o Coronel PM Mascarenhas, a meta é atender todas as cidades da Bahia. “Estamos prestes a receber mais motos para prover estes municípios também com veículos de duas rodas, que é um equipamento que torna o trabalho do policial mais ágil e eficaz”
PM Discute Tema: Aspectos Criminais nas Eleições 2010
A Academia de Polícia Militar realizou na manhã desta segunda-feira (30), uma palestra no Auditório do Comando Geral sobre o tema: Eleições 2010 – “Aspectos Criminais”. O evento contou com a presença do Procurador Geral da República, Claúdio Gusmão que abordou as diferenças e procedimentos dos crimes eleitorais e comuns cometidos durante o pleito eleitoral, a ser realizado em 03 de outubro próximo.
Participaram também do encontro, o Comandante de Operações da PM, Coronel Zéliomar Almeida Volta; o Diretor da Academia PM, Coronel PM Rivaldo Ribeiro dos Santos, entre outras autoridades, além dos discentes dos cursos Cesp e Cegesp, compostos por procuradores, oficiais da PM, delegados e peritos.

sábado, 4 de setembro de 2010

Lula e Mantega são responsáveis por violação, diz tucano

A coligação de apoio ao presidenciável José Serra (PSDB) que entrará com pedido de apuração sobre a quebra de sigilo fiscal da filha de Serra acusa o presidente Lula e o ministro da Fazenda, Guido Mantega, pelo episódio. "Eles são as principais autoridades responsáveis pela Secretaria da Receita Federal. O presidente da República tem responsabilidade político-administrativa", comentou o senador Álvaro Dias (PSDB-PR). Além de Dias, participaram da entrevista o candidato a deputado federal pelo PPS de São Paulo, Roberto Freire, o vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge, e o vice na chapa do presidenciável José Serra, Índio da Costa.

"Compete às principais autoridades do País não permitir que esses crimes absurdos ocorram", disse Freire. Na avaliação dele, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, "admite, em público, que a Receita Federal é incontrolável. Há acessos e quebra de sigilo de cidadãos", afirmou, acrescentando que "qualquer camelô pode vender (informações de dados pessoais de cidadãos), nas principais capitais do País", afirmou. "Essa é uma situação coerente a uma republiqueta", comparou.

Na avaliação de Freire, Lula prevaricou ao não coibir ações criminosas vinculadas à Receita Federal logo no início deste ano, quando foi alertado pelo então governador de São Paulo, José Serra, de que havia indícios de que alguns dados fiscais da filha dele, Verônica, poderiam estar sendo veiculados ilegalmente em alguns blogs.

Perguntado por que a coligação apenas apresentou queixa formal à Justiça em relação à quebra de sigilo de Verônica depois de oito meses - a menos de 30 dias para as eleições - o grupo de apoio a Serra foi taxativo. "No começo do ano, havia apenas indício de crime. Agora, existem provas concretas, inclusive, confessadas pela Receita Federal", comentou Dias.

Freire destacou também que há uma série de fatos encadeados considerados por ele como "muito suspeitos" e relacionados à quebra de sigilo. Além do episódio, houve a invasão do Diretório Municipal do PT em Mauá no qual teriam sido roubadas fichas de inscrição de pessoas ao PT. "Parece ser um roubo simulado porque desapareceram fichas de filiação partidária para proteger o abonador da filiação de Antonio Carlos Atella", comentou Dias. "Isso indica clara motivação política de interesse eleitoral", acrescentou Freire.

O contador Atella teria pedido a violação dos dados de Verônica Serra com uma procuração falsa e supostamente seria filiado ao PT - hoje, no entanto, o partido desmentiu sua filiação.

Na avaliação de Índio da Costa, o governo federal tenta tornar "normal e natural a ocorrência de crimes repudiados pela Constituição". "Lei é lei e vale para todo mundo. O PT está escondendo Dilma, que é mentirosa. "Não é normal, nem natural, rasgar a Constituição. A família de Serra enfrentou Pinochet (o ditador chileno) e é preciso acabar com essa palhaçada que ameaça a democracia do País."